16 agosto 2011

A atuação da escola nos casos de violência física, sexual...

A atuação da escola nos casos de violência física, sexual, psicológica, negligencia ou abandono, que tenham ocorrido no lar ou mesmo fora dele, é ponto fundamental quando se pensa em prevenção, sendo necessário que:

O educador comunique à direção da escola um caso, confirmado ou suspeito, de maus-tratos  envolvendo crianças e dolescentes;

A direção da escola encaminhe a criança ou adolescente ao hospital ou posto de saúde, caso a situação seja indicada;

A direção da escola notifique o caso suspeito ou confirmado aos Conselhos Tutelares, ou então, quando estes não existirem, a Vara da Infância e da Juventude ou mesmo ao Ministério Público. Procurar Centros de Defesa de Crianças e Adolescente,  promotores de justiça e mesmo autoridades policiais também pode ser estratégia da escola, principalmente em locais em que não se tem acesso às primeiras instituições.


C Saiba a quem recorrer em caso de suspeita de violência sexual infanto-juvenil:

Disque Denúncia Nacional - 100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

De Conselhos Tutelares - Os Conselhos Tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. A eles, cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher. Eles também estão preparados para ajudar.

Fonte:Cartilha A Escola que Protege do Ministério da Educação.

01 agosto 2011

Licença-maternidade de 120 para 180 dias.



Lei nº 11770:

Em agosto de 2010, o Senado Federal atendeu a uma expressiva reivindicação da sociedade civil ao aprovar a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias.
A mudança não se dá apenas em razão da necessidade de amamentação exclusiva no seio da mãe durante os primeiros seis meses de vida. O Parlamento, com base em audiências públicas e estudos na literatura científica, compreende que o desenvolvimento integral do indivíduo tem sua base nos primeiros seis meses de vida. Tanto o aspecto biológico quanto o psíquico são beneficiados com a possibilidade de licença-maternidade de até 180 dias, que permite ao bebê a criação de laços afetivos mais fortes com a mãe.


Amamentação | Filme oficial

Semana Mundial de Aleitamento Materno 02

A madrinha da campanha deste ano é a atriz Juliana Paes, que afirmou ainda amamentar o filho Pedro, de oito meses. O ideal, segundo a OMS, é que as crianças sejam amamentadas até dois anos ou mais, com a adição de outros alimentos saudáveis a partir dos seis meses

Veja dez motivos para dar de mamar para o seu bebê




1.   O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebê. 
2.   Até os seis primeiros meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro tipo de alimento. Basta o leite materno. 

3.  A criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. Lembre-se: os seis primeiros meses de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê. 

4.  A digestão do leite materno é mais fácil: diminui a chance de enjôos e cólicas. 
5.  O leite materno previne infecção, obesidade, colesterol alto, diabetes. O bebê cresce mais forte e sadio. 

6.     Está comprovado que bebês alimentados somente com o leite materno nos primeiros seis meses de vida ficam menos sujeitos à alergia. 

7.  O leite materno é de graça, está sempre pronto, e na temperatura ideal. 

8.   Amamentar previne hemorragias maternas no pós parto. 

9.   Amamentar diminui o risco de câncer de mama e de ovário. 

10. Além de tudo, amamentar é um ato de amor e carinho tanto para a mãe quanto para o bebê. Observe como seu filho fica mais tranquilo quando você o amamenta.



VOCÊ SABIA?
- O leite materno é especialmente preparado para o seu bebê.

- Durante a amamentação o calor de seu corpo e o contato,
 substituem o calor que seu bebê tinha dentro da barriga. 

- Amamentando ao seio, seu bebê será mais sadio e mais inteligente. 

- E que você também será beneficiada, pois perderá menos sangue após o parto e sua barriga diminuirá mais depressa.

Ministério da Saúde

Semana Mundial de Aleitamento Materno



            Começa a partir de hoje, 1º de agosto a semana mundial de amamentação e para marcar a Semana Mundial de Amamentação, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam uma campanha de incentivo ao aleitamento materno.

         Segundo o ministério da saúde, Os bebês que recebem leite materno exclusivamente estão mais protegidos contra doenças, principalmente diarréia e pneumonia. Crianças que não mamam no peito têm, por exemplo, 25 vezes mais chance de morrer por diarréia e 61 vezes mais chance de serem hospitalizadas por pneumonia. As amamentadas têm menor risco de desenvolver otite e alergias e, a longo prazo, estão mais protegidas contra doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo I.

Como surgiu a idéia da Semana Mundial de Amamentação? Segundo o Ministério da Saúde:
          A proposta surgiu de um encontro de organizações não-governamentais, em 1991, em Nova Iorque. A primeira campanha ocorreu em agosto de 1992, em mais de 150 países.
         Na noite de 14 de fevereiro de 1991, em um pequeno restaurante no centro de Nova Iorque, depois de um encontro de organizações não-governamentais, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), surgiu a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action, Waba). A proposta era formar uma rede guarda-chuva para abrigar organizações, indivíduos e até mesmo outras redes que apostam na amamentação e a defendem como direito das crianças e mulheres a ser respeitado por todas as sociedades.

Dicas para uma amamentação saudável

Faça uma alimentação balanceada.

Aumente a ingestão de líquidos. Ingerir de 4 a 6 litros de água por dia ajuda na produção de leite.

Não tome nenhuma medicação sem consultar o médico.

Os bebês não têm horário certo para mamar, principalmente nos primeiros meses. Nem todo choro é fome. Pode ser devido a frio ou calor,
algum desconforto, fraldas sujas ou necessidade de aconchego.

Não existe leite fraco. O leite que você produz é exatamente aquele de que seu filho precisa.


Fonte: http://www.lavoisier.com.br

Comente sobre o blog!