31 outubro 2011

um aluno surdo... respeito

De acordo com a Lei número 10436, de 24 de Abril de 2002, a LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação. Essa mesma Lei determina que o Sistema Educacional Brasileiro (nos curso de formação de Educação Especial, Magistério e Fonoaudiologia) deve incluir a LIBRAS em seus projetos político pedagógicos. Mas e você, professor, sabe como agir quando tem um aluno surdo na sua classe? O texto a seguir foi retirado de um artigo muito interessante de autoria de Andressa Vaniele, vale a pena ler.
Aceite o aluno surdo como os outros alunos
Não dê respostas prontas, ajude-o a raciocinar
Fale sempre de frente, nunca de costas ou de lado
Prepare o restante da sala para recebê-lo
Use a LIBRAS; se não for possível, use frases curtas, pronunciando bem, sem exageros
Utilize gestos convencionais para chamar a atenção
Utilize dramatizações, mímicas e materiais visuais como recursos para facilitar a compreensão
Cuide para que os vídeos utilizados sejam legendados
Repasse os resumos feito no quadro com LIBRAS
Inclua a família no processo da educação
Cumprimente o aluno surdo com LIBAS ou com um sorriso
É bom que todos (alunos, professores e funcionários) aprendam LIBRAS
Conte com a ajuda de intérpretes para que as aulas sejam em LIBRAS
A escola deve contar com a ajuda de uma equipe (pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos) e deve incluir estratégias de ensino para surdos em seu plano pedagógico
Avalie o aluno pelo conteúdo e não pela escrita
Acredite sempre no potencial do aluno
Com ações simples, pequenas modificações e o uso da LIBRAS, a relação entre professores, alunos e o aluno surdo transcorre de maneira bem natural. Agora é só colocar em prática!

Fonte:http://www.fonoque.com

Autismo e educação inclusiva – questão de cidadania

       Desde 1990, entidades ligadas à defesa e acolhimento das pessoas autistas vêm propondo políticas públicas de atendimento, dentro de suas especificidades. Já naquele ano, apontava-se o foco para a garantia da cidadania, propondo que os poderes públicos locais se articulassem com Estados, União e a sociedade organizada.

       Serviços como o SUS e SUAS devem estar preparados para diagnosticar, atender e acolher as pessoas com autismo. Enquanto as Portarias 1635 e 336/2002 do Ministério da Saúde garantem assistência através de equipe multidisciplinar e determinam a forma com que os CAPS devem se organizar, no âmbito dos municípios, até hoje, oito anos passados, ainda encontramos dificuldade para garantir o atendimento de pacientes autistas por esses serviços. Muitas cidades ainda não os têm implantados; onde existem, os profissionais alegam desconhecimento, deixando de acolhê-los. Assim, é preciso garantir, mais do que treinamento, um preparo adequado desses profissionais.

    Em relação à Assistência Social, é preciso compreender que a presença de uma pessoa com deficiência na família implica, na maioria dos casos, na dedicação exclusiva de um familiar, em geral a mãe, no seu acompanhamento. Assim, essas famílias passam a contar com uma diminuição de renda, em paralelo com o aumento das despesas. 

    Garantir-lhes serviços de apoio que sirvam de desenvolvimento familiar, tanto no aspecto social, como no educacional e assistencial, como bolsas de estudo, programas de inclusão no mercado de trabalho para as pessoas autistas, aproveitando suas potencialidades e habilidades, bem como de seus familiares, são formas de compensar essas limitações que naturalmente já lhes são impostas.

     A escola regular brasileira deve estar pronta a acolher e educar nossas pessoas autistas. Nesse aspecto, a Abraça vem expressar seu apoio às iniciativas do MEC de garantir a inclusão de alunos com autismo em salas de aula regulares. Entendemos que o espaço para pleno desenvolvimento da pessoa é o espaço social e, dentro deste, um dos primeiros lugares é, justamente, a escola regular, onde a criança pode experimentar as diversas interações e estabelecer suas primeiras relações sociais fora do seio de sua família. Não temos tempo para aguardar propostas perfeitas. O bom trabalho se faz na prática, revendo-se e corrigindo seus rumos, à medida em que vão surgindo os desafios.

     A substituição do ensino regular pela Educação Especial não tem se mostrado efetiva na formação cidadã dos alunos com necessidades educacionais especiais, em qualquer modalidade. Ao contrário, reforça o paradigma de que os alunos com deficiência, entre eles as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, seriam incapazes de viver de maneira autônoma. Compete ao ensino regular se reorganizar para acolher todos os alunos, de forma a lhes propiciar pleno desenvolvimento como sujeitos de seu próprio destino.
A Escola não é, apenas, o lugar de aquisição de conhecimentos formais, mas o espaço onde se desenvolve a cognição social, a compreensão dos próprios sentimentos e ações e sua correspondência nas demais pessoas. O papel do professor do atendimento escolar especializado deve ser, como aponta o MEC, o de orientar os profissionais da escola regular na elaboração de estratégias no cotidiano escolar.

     Concordamos com o MEC quando, em sua cartilha “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Transtornos Globais do Desenvolvimento” –, define a escola como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, assumindo que “a exposição ao meio social é condição de desenvolvimento para qualquer ser humano”.

     Entendemos que não é possível à criança autista se desenvolver plenamente sem ter a oportunidade de viver situações sociais – e é na escola que encontramos as maiores possibilidades desses contatos, com a intermediação de profissionais da Educação.
Apesar das iniciativas do MEC, a realidade mostra que alunos autistas ainda encontram dificuldades para acessar e se manter na escola. É necessário o aprofundamento dos esforços conjuntos das instâncias de governos, famílias, instituições representativas e de atendimento especializado para superar essas barreiras.

    É fundamental entender e compartilhar o entendimento de que Educação é um direito indisponível de toda e qualquer criança e adolescente, inclusive crianças e adolescentes com autismo, e que a escola regular de forma inclusiva, em ambiente não segregado, tem a obrigação de disponibilizar esse direito com qualidade.

O que é o Câncer?
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Acredito que a melhor  forma  de superar a doença  é acreditar que nada é impossível a cura é possível, tenho como exemplo um ente querido que lutou até o fim ,conviveu de perto com a morte dentro de um hospital de oncologia, sentiu na pele todos os efeitos da doença, mas foi capaz de acreditar na sua cura,  segurando primeiramente nas mãos de Deus e confiando na medicina.
 Eu sei o quanto  é difícil encarar a doença, quando é com alguém de nossa família ou  com um grande amigo. Nessas horas o respeito e o aparo da família e dos amigos são fundamentais.
 Triste é saber que tem pessoas postando por aí, sem coração gracejos sobre a doença do outro. Não importa ser pobre ou rico , ser alguém importante  ou celebridade . O que importa que o câncer  pode matar e nessas horas  o respeito é tudo.
     Estou demostrando  o meu respeito a todos que enfrentam esta doença com muita força entre eles o nosso ex Presidente Lula , que através de  uma endoscopia mostrou que o tumor tem entre dois e três centímetros.   A decisão de comunicar oficialmente ao país o diagnóstico de câncer foi tomada pelo próprio Lula. 
Hoje o nosso eterno Carlos Drummond completaria 109anos de plenitude.


 eterno na palavra amor , na leveza do toque da caneta , das maiores 


inspirações que fez do homem simples um grande poeta.





 Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.

Na poética de Carlos Drummond de Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidade e a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste à construção de uma obra fiel à tradição literária que reúne a paisagem brasileira à poesia culta ibérica e européia.

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.



 Meu poema preferido 
   
As sem razões do amor


Eu te amo porque te amo.

Não precisas ser amante,

e nem sempre sabes sê-lo
.
Eu te amo porque te amo.

Amor é estado de graça

e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,

na cachoeira, no elipse
.
Amor foge a dicionários

e a regulamentos vários.


bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca,

não se conjuga nem se ama.

Porque amor é amor a nada,

feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,

por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.

Vale a pena lutar pelos nossos  sonhos, a principal forma para que isso aconteça, é acreditar que nada é capaz de desviar os nossos caminhos ....

27 outubro 2011

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)



        O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
        È um transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude

      O TDAH está classificado em seus subtipos:
TDAH com predomínio de sintomas de desatenção:
É mais freqüente no sexo feminino.

A hiperatividade pode não ocorrer.

Há uma elevada taxa de prejuízo acadêmico.

  TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade
Mais freqüente nos meninos.

Eles são mais agressivos e impulsivos em relação ao subtipo desatento.
São mais rejeitados pelos colegas e impopulares (fazem amizade com facilidade e brigam com facilidade).

A impulsividade faz com que ajam primeiro e pensem depois.

   TDAH combinado – Sintomas de desatenção com a hiperatividade/impulsividade

Há uma elevada taxa de prejuízo acadêmico.

Maior presença de sintomas de Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) (não respeitam qualquer figura de autoridade-pai, professores, policiais,etc.) e Transtorno de Conduta (TC).

As causas
   Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil - demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno, não é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade, etc.), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

 O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas  neurotransmissores(principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas(neurônios).
Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões.
 Fonte:www.tdah.org.b

08 outubro 2011

Sobre o estatuto da criança e adolescente

 leis são criadas para organizar a vida das pessoas em família
e em sociedade. São regras que devem ser respeitadas por todos.
Para cada desrespeito à lei, existe uma pena ou punição, no âmbito criminal,
ou uma medida protetiva ou sócio-educativa, na área da infância e juventude.
• Em 1990, foi criada uma lei só para os assuntos ligados a crianças
e adolescentes (Lei nº 8.069). Ela se chama Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA).
• O ECA determina os princípios relacionados aos direitos de crianças
e adolescentes de todo o Brasil, mas também indica suas obrigações
 ou seus deveres, e as conseqüências para quem não cumpre a lei.
• Mas o mais importante é que a proteção de crianças e adolescentes pode
ser garantida e realizada por meio dessa lei. Negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade, opressão e abusos sexuais, não são
tolerados e recebem uma punição, assim como qualquer atentado, por
ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais (direito à vida, à saúde, à
liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária).
• Infelizmente, o simples fato da existência da lei não implica a não
ocorrência dessas violências que, em geral, acontecem no silêncio, em
segredo. Por isso, para que a criança ou o adolescente que sofre a violência
receba ajuda, ele ou alguém que sabe o que está acontecendo precisa
revelar ou denunciar, procurando a ajuda certa e competente.
• Assim, não se esqueça de que é preciso contar o que se passa para que
a violência possa terminar; que, em todos os casos, a culpa não é de quem
sofre e sim da pessoa que comete a violência; e, por fim, que existe o ECA
e cabe à Justiça garantir essa proteção, dando apoio às vítimas, afastando
e punindo os autores de violências, mesmo que sejam familiares, e, no caso
destes, ensinar-lhes estratégias para educar sem violência.

O que é violência contra crianças?

• É tudo que fazem em vocês, ou que deixam de fazer para vocês, que lhes cause ou seja capaz de lhes causar algum mal físico, sexual e/ou emocional.

• Quem faz ou deixa de fazer isso pode ser uma pessoa conhecida (por exemplo, um professor, um amigo da família) ou uma pessoa estranha.

• Mas, na maioria dos casos, é alguém da própria família da criança ou do adolescente ou seu responsável.

• Se quem comete a violência for o responsável pela criança ou pelo adolescente, isso significa que essa            
pessoa não está cumprindo seu dever de proteger e cuidar,  e está abusando de sua autoridade. 

• É difícil entender isso, porque quem cuida da gente deveria ser alguém em quem confiar e com quem sentir segurança!

• De todo jeito, a pessoa que violenta crianças ou adolescentes está negando o direito que vocês têm de serem tratados como seres humanos e de acordo com sua idade e seu desenvolvimento. 

• Ela também está transformando a diferença entre adulto e criança — que deve ser respeitada — em desigualdade: embora crianças e adolescentes sejam diferentes dos adultos, têm o mesmo valor e merecem o mesmo respeito 

fonte: Mello, Anna Christina Cardoso de
Kit respeitar : enfrentamento à violência contra crianças e
adolescentes : queremos respeito : guia para crianças, adolescentes
e quem lida com eles / Anna Christina Cardoso de Mello. – São
Paulo : Fundação Orsa : SEADS : Imprensa Oficial do Estado de
São Paulo, 2008.

Círio de Nazaré

  O círio de Nazaré é uma das maiores festa religiosa do Brasil,realizada no segundo domingo de outubro. Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversa outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena. 

            Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. 

            O Círio de Nazaré é considerado o "Natal dos paraenses". Além da celebração religiosa, que atrai quase dois milhões de devotos todos os anos, outro aspecto da festa se assemelha ao Natal: a culinária. Em vez da ceia, os paraenses têm o tradicional almoço do Círio. Pato no tucupi e maniçoba é iguarias mais pedidas e não podem faltar na mesa da família.
 hoje estamos todos comemorando este momento único de paz e amor a nossa senhora de Nazaré 

03 outubro 2011

A Semana Municipal do Idoso e ao Dia Mundial do Idoso


A Semana Municipal do Idoso e ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no dia 01 de Outubro.Deixa bem claro sobre a importância do Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno, promovendo  a qualidade de vida em busca da auto estima  e o respeito com a pessoa idosa.Neste processo vale ressalta  o papel da família  na forma de garantir direitos fundamentais  garantidos por lei .

Dentre eles destacamos alguns direitos  garantidos pelo Estatuto do Idoso, lei regulamentada pela  LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003.

Art. 2.º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

  A família, a sociedade e o Estado, têm o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;

• Os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;

• Poder público deve garantir ao idosos condições de vida apropriada;

• A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade;

•Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;

• Idoso deve ter liberdade e autonomia.

Fonte:http://portal.saude.gov.br

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