24 fevereiro 2012

Preconceito e inclusão.

Hoje a inclusão é uma realidade do ponto de vista legal, mas ainda está sendo conquistada as poucos pela sociedade efetivamente.


Para que a inclusão aconteça à escola deve realizar algumas mudanças:

- O primeiro passo é estar aberto para a inclusão social, recebendo as famílias.

- Estabelecer parcerias com família, alunos, médicos, secretária de educação e demais entidades especializadas em inclusão social.

- Promover a acessibilidade, fazendo adaptações nas dependências da escola. Como, por exemplo, rampas e banheiros adaptados.

- Incentivar os profissionais a buscar especialização sobre o tema.

- Realizar reuniões periódicas para levantar novas ideias e ver o que pode contribuir para a qualidade do ensino.

- Estimular o diálogo e a troca de informações entre a equipe pedagógica e os professores, pois são eles que tem maior contato com os estudantes.

- Falar sobre o assunto inclusão em sala de aula.





 Lubia Rodrigues.

23 fevereiro 2012

Minha Família...



A família é o primeiro e o mais importante alicerce para a construção e formação do homem para vida.
É como uma casa, as portas são os pais, que permitem ou autorizam a entrada e saída de informações, pessoas para a intimidade ou convívio da família.
As janelas são os filhos, que podem ver o mundo externo constantemente, e comparando com a vida familiar, escolhem seguir o mundo externo ou os valores ensinados em casa.
As paredes são os valores e princípios estabelecidos pelos pais e, ensinados aos filhos; estes valores vão acompanhar os filhos por toda a vida; eles são as estruturas para a formação de um bom caráter no indivíduo.
O telhado é a cobertura divina que os pais buscam e através de seu exemplo, os filhos também procuram esta proteção para suas vidas.
O piso é a raiz que une a família em laços de amor, amizade, companheirismo, cumplicidade, solidariedade, a fim de que os indivíduos desta família possam compartilhar com outros indivíduos de outras famílias, num relacionamento profissional, social, afetivo, ao longo de suas vidas. (webartigo).
            Analisando este texto percebo o quanto a minha morada é importante para o meu caminhar, preencho  todos os dias de minha vida  o jardim desta, com amor que fortalece a união e o respeito que termos um pelo outro.
            Durante esses  anos que passaram em nossas vidas as lutas foram constantes, as tempestades surgiram, mas o tempo não conseguiu derrubar uma só parede  e nem as árvores do nosso campo deixaram de dar frutos,  nem um momento difícil foi capaz de  tirar de nós a certeza que somos capazes de lutar por dias melhores.
            “Mesmo sabendo que a vida é em muitos momentos uma lição difícil de ser aprendida”, não importa, o que interessa que terei uma maravilhosa família para me acolher na dor ou na alegria. Pessoas maravilhosas com quem certamente poderei contar.
            Muito obrigada por cada um de vocês existirem na minha vida principalmente a Deus por ter me presenteado com essa família linda.
            Todas as vezes que sinto a necessidade de falar de família ou pensar nela lembro-me de uma música que inspira  a enfrentar qualquer tempestade que queira derrubar esta casa chamada família.

Oração Pela Família
Padre Zezinho
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!
Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

AONDE ESTÃO OS SEUS OLHOS?

Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado a conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou: "Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!".

O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo: "Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água".

"Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!". "Se você quiser, vai conseguir sim" - disse o mestre.

O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz: "Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?". "Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo".

O mestre sorri, e diz: "Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!"


fonte:http://familiaprojetodedeus.zip.net/

A família e a escola



A Família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
            Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. 
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
            Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles: 

Família 

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;

• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;

• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;

• Deixar o filho a resolver por si só determinados  problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;

• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho. 

Escola 


• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;

• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;

• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;

• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;

• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos. 

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

Fonte: http://educador.brasilescola.com

19 fevereiro 2012

Abraço de filho


Abraço de filho deveria ser receitado por médico.
Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos.
Abraço cura ódio. Abraço cura ressentimento. Cura cansaço. Cura tristeza.
Quando abraçamos soltamos amarras. Perdemos por instantes as coisas que nos têm feito perder a calma, a paz, a alma...
Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração. Os braços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única.
E nada como o abraço de um filho...
Abraço de Eu amo você. Abraço de Que bom que você está aqui. Abraço de Ajude-me.
Abraço de urso. Abraço de Até breve. Abraço de Que saudade!
Quando abraçamos, a felicidade nos visita por alguns segundos e não temos vontade de soltar.
Quando abraçamos somos mais do que dois, somos família, somos planos, somos sonhos possíveis.
E abraço de filho deveria, sim, ser receitado por médico pois rejuvenesce a alma e o corpo.
Estudos já mostram, com clareza, os benefícios das expressões de carinho para o sistema imunológico, para o tratamento da depressão e outros problemas de saúde.
O abraço deixou de ser apenas uma mera expressão de cordialidade ou convenção para se tornar veículo de paz e símbolo de uma nova era de aproximação.
Se a alta tecnologia - mal aproveitada - nos afastou, é o abraço que irá nos unir novamente.
Precisamos nos abraçar mais. Abraços de família, abraços coletivos, abraços engraçados, abraços grátis.
Caem as carrancas, ficam os sorrisos. Somem os desânimos, fica a vontade de viver.
O abraço apertado nos tira do chão por instantes. Saímos do chão das preocupações, do chão da descrença, do chão do pessimismo.
É possível amar de novo, semear de novo. É possível renascer.
E os abraços nos fazem nascer de novo. Fechamos os olhos e quando voltamos a abri-los podemos ser outros, vivendo outra vida, escolhendo outros caminhos.
Nada melhor do que um abraço para começar o dia. Nada melhor do que um abraço de Boa noite.
E, sim, abraço de filho deveria ser receitado por médico, várias vezes ao dia, em doses homeopáticas.
Mas, se não resistirmos a tal orientação, nada nos impede de algumas doses únicas entre essas primeiras, em situações emergenciais.
Um abraço demorado, regado pelas chuvas dos olhos, de desabafo, de tristeza ou de alívio.
Um abraço sem hora de terminar, sem medo, sem constrangimento.
Medicamento valioso, de efeitos colaterais admiráveis para a alma em crescimento.
*   *   *
Mas, se os braços que desejamos abraçar estiverem distantes? Ou não mais presentes aqui? O que fazer?
Aprendamos a abraçar com o pensamento.
O pensamento e a vontade criam outros braços e nossos amores se sentem abraçados por nós da mesma forma.
São forças que ainda conhecemos pouco e que nos surpreenderão quando as tivermos entendido melhor.
Abraços invisíveis a olho nu, mas muito presentes e consoladores para os sentidos do Espírito imortal, que somos todos nós.

Redação do Momento Espírita.Em 22.02.2012


.

14 fevereiro 2012

Uma mãe de verdade sempre enxerga além





Há coisas que somente uma mãe é capaz de enxergar e de fazer por um filho. Nem sempre as pessoas com as quais convivemos conseguem perceber o que estamos vivendo, mas não há como esconder da nossa mãe o que se passa, porque ela é capaz de perceber mesmo quando não queremos ou não sabemos o que dizer.
Graças a Deus, todos nós temos uma Mãe que nos acompanha sempre. Quando sentimos medo, ela nos diz: “Não sou eu a tua mãe”? E assim em cada situação ela se faz presente e nos convida a nos colocarmos sob os seus cuidados, porque ela quer cuidar de cada um de nós, da mesma forma como cuidou do Menino Jesus.
Convidemos hoje a nossa Mãe, Maria Santíssima, para ser a nossa companheira, nossa amiga e fazer tudo conosco.
Jesus nos deu Maria como Mãe aos pés da cruz, e na pessoa de São João pediu-nos para levá-la para casa: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa” (Jo 19, 26-27).
Obrigada, Virgem Maria, pelos seus cuidados de Mãe na nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!


13 fevereiro 2012

Conhecendo o autismo.


         A criança autista apresenta determinadas limitações que podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem, dentro destes fatores, é possível evidenciar a educação especial como primeiro passo para inclusão garantindo não apenas acesso a sala de aula, mas, também a garantia da qualidade do ensino direcionado aos alunos autistas, visto que, para os profissionais pedagógicos, a inclusão de crianças autistas é um grande desafio, mais é possível.
         Apresenta comprometimento em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a socialização e a imaginação. È algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta sua evolução. Manifesta-se antes dos três anos de idade.
         A criança autista tem Dificuldades em compreender e usar a linguagem para comunicar-se, tanto da forma verbal quanto expressiva, ou seja,  tem dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. “Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal , ritmo, modulação na linguagem verbal.”( Mello,2004,p.20).
         Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intacta, outras parecem fechadas, distantes, presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.  A maioria das crianças não fala e, quando falam é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc. Muitas das crianças que apresentam linguagem verbal repetem simplesmente o que lhes foi dito. Este fenômeno é conhecido com ecolalia imediata. Outras crianças repetem frases ouvidas há horas, ou até mesmo dias antes (ecolalia tardia).
         Entretanto, diante das características apresentada, a criança autista quando estimulada durante o processo de ensino aprendizagem, que poderá desenvolver suas  potencialidades  levando em consideração: “A escolarização desses alunos e os níveis que irão alcançar dependerão de muitos fatores, como o grau de suas limitações intelectuais e adaptativas, certamente desempenha um papel relevante nas suas expeditivas de realização escolar. Os resultados educacionais dependem ainda de como o ambiente escolar favorece o acesso ao currículo de modo a ser desenvolvido pelo aluno(MEC,1997 )

Fonte: Trechos do Artigo de conclusão do curso de Neuropsicopedagogia.

Aborto no Brasil será tema de debate na ONU


            Conferência analisará a situação da mulher no país e as políticas do governo para combater a discriminação de gênero. Reunião em comitê internacional inclui preocupação do governo com projetos que querem aumentar restrição à interrupção de gravidez no Brasil.
            Um dos principais pontos que será discutido será a questão do aborto, que só é permitido no Brasil em caso de estupro e quando a vida da mãe corre perigo.
            Hoje, a interrupção da gravidez é permitida pela lei em casos de estupro e nos quais a mãe corre risco de morrer. Em casos de anencefalia, é preciso pedir autorização judicial para realizar o aborto de forma legal.
Apesar da enorme frequência de abortos no país, o Código Penal Brasileiro prevê uma pena de 1 a 10 anos de detenção, de acordo com a situação, como punição para o aborto. Além disso, afirma que a interrupção não natural da gravidez pode ocorrer apenas em duas situações: quando houver risco de morte para a gestante ou a gravidez for resultante de estupro. Contudo, mulheres presas por fazer abortos são uma raridade.
            Dentro da realidade que o Brasil apresenta a ONU questionou o Brasil sobre "medidas específicas adotadas para lidar com o problema dos abortos inseguros". Em resposta, o governo cita ações como a contratação de mil médicos e enfermeiras dedicados a atendimentos de urgência em obstetrícia e a ampliação da rede de assistência para mulheres e adolescentes.
            Neste contexto, segundo denunciam ONG's de defesa dos direitos das mulheres, os abortos praticados em condições precárias são a quarta causa de morte das mulheres brasileiras, sendo que este índice é três vezes maior no caso das mulheres negras e com baixa escolaridade.
            O aborto tem se convertido nos últimos anos em um grande problema para a saúde pública mundial, pois a interrupção da gravidez, por meios legais ou ilegais, tem se tornado cada vez mais frequente. Essa situação acarreta um elevado número de mortes e compromete a saúde de milhares de mulheres.
            O impacto dos abortos ilegais é enorme e pode ser estimado por meio dos casos em que as gestantes têm complicações ─ que não conseguem solucionar sozinhas ou nas clínicas clandestinas ─ e acabam por ter que recorrer aos serviços de saúde. A realização de curetagens devido a abortos tem se tornado cada vez mais comum, sendo, de acordo com o Ministério da Saúde, o segundo procedimento obstétrico mais praticado no país, após os partos normais.

           

01 fevereiro 2012

A família.

família possui grande importância na vida de todas as pessoas, sendo assim ela exerce uma grandiosa influência para a formação de todas elas. E quando a família é desunida, ou destruída seja, por qualquer motivo, certamente os membros só terão prejuízos. Atualmente é bastante comum se encontrar várias famílias sendo destruídas por brigas, discórdias, discussões, e isso faz com que os familiares, se tornem cada vez mais distantes uns dos outros. Uma família necessita de conversas abertas, diálogos, isso tudo para que a intimidade, e o convívio familiar aconteçam.
      Valores, assim como os princípios necessitam caminhar juntos, e também precisam ser estabelecidos pelos pais, e isso tudo é claro transmitido aos filhos, pois valores são extremamente importantes para a educação de todos os filhos, pois estes princípios quando aprendidos desde pequenos pelos filhos, eles certamente serão levados pela vida inteira. E quando valores, e princípios são passados aos filhos, eles terão uma base perfeita para que, os desafios da vida sejam enfrentados de ótima maneira. Porém, a família também necessita de vínculos: de amor, amizade, cumplicidade, sinceridade, generosidade, para que assim os membros da família possam se entender perfeitamente, e um entender o lado do outro, como, por exemplo, pais entenderem os filhos, e filhos entender seus pais. No entanto, de modo triste a sociedade nos dias de hoje “parece” estar “destruindo” a família aos poucos, e fazendo com que, as pessoas acreditem que a família, não serve absolutamente para nada. Mas ai que acontece o engano, pois aqueles que não têm uma família unida, e muito bem estruturada não possuem nada. Já que a família é o alicerce para muitas coisas na vida de todos, e quando este alicerce está ruim, certamente todas as outras coisas tendem a ser destruídas também.
Portanto a importância que a fam
ília tem na vida de todas as pessoas, com toda certeza é um valor incalculável. Pois a família é a instituição do amor, e dos valores morais.
Fonte: http://www.guiagratisbrasil.com.

Comente sobre o blog!