A violência sexual contra a criança e o adolescente têm aumentado, ocasionando sérios danos ao desenvolvimento psicossocial afetando principalmente o processo de aprendizagem, deixando marcas para o resto das suas vidas. Diante desta realidade cabe a nos profissionais (educadores, psicólogos e assistentes sociais) orientar e informar a todos, que a melhor forma de combater esse tipo de crime é a prevenção, dada pelos vários meios de comunicação, pela família e principalmente, a escola como agente multiplicador de informação. Visando combater vamos dizer não ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Algumas medidas preventivas que os pais podem tomar, fazendo com que essas regras de conduta soem tão naturais quanto as orientações para atravessar uma rua, afastar-se de animais ferozes, evitar acidentes, etc. Se considerar que a criança ainda não tem idade para compreender com adequação a questão sexual, simplesmente explique que algumas pessoas podem tentar tocar as partes íntimas (apelidadas carinhosamente de acordo com cada família), de forma que se sintam incomodadas.
Aqui vai algumas dicas :
Ensinar a criança a não aceitar dinheiro ou favores de estranhos.
Advertir as crianças para nunca aceitarem convites de quem não conhece.
Estar sempre ciente de onde está a criança e o que está fazendo.
Se não for possível uma supervisão intensiva de adultos, pedir às crianças que fiquem o maior tempo possível junto de outras crianças, explicando as vantagens do companheirismo.
Orientar sempre as crianças sobre opções do que fazer caso percebam más intenções de pessoas pouco conhecidas ou mesmo íntimas.
Orientar sempre as crianças para buscarem ajuda com outro adulto quando se sentirem incomodadas.
Explicar as opções de chamar atenção sem se envergonhar, gritar e correr em situações de perigo.
Denuncie;
CONSELHO TUTELAR DE BELÉM
91
|
242-5139
|
comdac@interconect.com.br
|
DISQUE DENÚNCIA: 100
Belém
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - Divisão de Atendimento ao Adolescente DATA-PA
Rua Santo Antônio, S/N - Bairro Comércio
66.000-000 (91) 3241-5921/3212-1212
Nenhum comentário:
Postar um comentário