24 novembro 2011

Dia 25 de novembro - Dia de luta contra a violência à mulher

Dia de luta contra a violência à mulher 
         Dia 25 de novembro  marca o dia da luta Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi designada em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar à sociedade dos direitos das mulheres.
         Sabemos que a  violência contra mulher não escolhe raça, idade ou condição social. Agredir, matar, estuprar uma mulher ou uma menina são fatos que têm acontecido ao longo da história em praticamente todos os países ditos civilizados e dotados dos mais diferentes regimes econômicos e políticos.
          A persistente cultura de subordinação da mulher ao homem de quem ela é considerada uma inalienável e eterna propriedade; uma recorrente dramatização romântica do amor passional levou anos o aumento dos dados estatístico de  mulheres mortas em nosso país.
         No decorrer da historia, houve vários movimentos pela luta de direitos da mulher entre eles destaca-se a Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos  lutou para ver seu agressor preso.

         “Maria da Penha é biofarmacêutica cearense, e foi casado com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros. Em 1983 ela sofreu a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Viveros foi encontrado na cozinha, gritando por socorro, alegando que tinham sido atacados por assaltantes. Desta primeira tentativa, Maria da Penha saiu paraplégica A segunda tentativa de homicídio aconteceu meses depois, quando Viveros empurrou Maria da Penha da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la no chuveiro.”(
www.observe.ufba)
         Peço neste dia que nos mulheres lutamos contra qualquer tipo de violência que possa deixar marcar não apenas no corpo mais principalmente na alma.lembre-se quem ama transforma a vida no simples gesto de carinho.

Comente sobre o blog!