Pessoas com dificuldades na leitura e escrita, especificamente portadoras de dislexia, devem ser avaliadas de maneira diferenciada para não excluir seus verdadeiros potenciais. Um indivíduo diagnosticado como disléxico poderáapresentar o laudo da equipe multidisciplinar junto com a Carteira de Identidade no ato da solicitação de avaliação diferenciada em ocasiões de provas. Esta avaliação pode considerar que: a prova seja lida em voz alta, questão por questão, pelo fiscal da prova; seja cedido tempo adicional para a execução da prova. haja apoio na transcrição de gabaritos. permita-se o uso de calculadora. quando houver redação, que seja oral e transcrita para o papel pelo fiscal ou observador da prova. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS DISLÉXICOS Em geral, espera-se que o vestibulando demonstre por meio do texto escrito, não só que é capaz de mentalmente compor e organizar idéias, como também de registrá-las, respeitando regras gramaticais, sintaxe, com conteúdo e forma da melhor qualidade. Considerando que a dislexia dificulta significativamente a automatização do código lingüístico, não se pode exigir, que a pessoa disléxica seja capaz de produzir textos escritos observando todos os critérios previstos na norma culta. Fazê-lo, significa, na prática, exclusão. Contudo, a vida acadêmica em nível superior supõe, de maneira geral, inúmeras ocasiões de análise, síntese, relato, descrição e criação de textos escritos. Assim sendo, há que se valorizar e estimular o desenvolvimento de tais habilidades, levando em conta os seguintes critérios: • criatividade • originalidade • coerência em relação ao gênero proposto • conteúdo e forma da argumentação • coerência • comunicação • concisão fonte: http://www.dislexia.org.br/ |
28 maio 2011
Dicas Critérios para Avaliação diferenciada nas provas podem ser solicitados com a apresentação de laudo da Associação Brasileira de Dislexia - ABD.
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