19 abril 2011

A educação inclusiva é direito especial

A inclusão de criança com necessidades educacionais especiais: é de suma importância no processo educacional. Apesar de que a legislação brasileira sobre educação especial e inclusiva está mais próxima, do ponto de vista histórico e estrutural tem deixado lacunas em função do preconceito e conseqüentemente a exclusão ocasionado pela falta de informação.

 Sabe-se que não existe inclusão se não tiver apoio especializado. Para que exista uma inclusão de fato é necessário que ocorra  uma revisão curricular, no processo de atuação educacional, adequando as políticas publicas á realidades, visto que a inclusão está caminhando teoricamente mais ainda na pratica ainda deixa muitas  lacunas.

  O movimento de educação inclusiva surgiu a partir do resultado de lutas pelos direitos humanos e da mobilização de toda a sociedade,  concretizada na década 90 tendo como referencia a Declaração  Universal de Educação para todos  afirmando-se com a DECLARAÇÃO da SALAMANTA ,produzida pela UNESCO em 1994 na Espanha  passando a considerar a inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares, como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais.

         De acordo com A DECLARAÇÃO de  SALAMANCA  todas as criança sempre que possível deveriam aprender juntas em programas pedagógicos individualizados mais com atividades para todos independentes da condição intectual,, física,emocional e social levando em consideração que inclusão educacional   surgi  a partir  que o aluno é sujeito do processo ensino-aprendizagem ,suas diferenças individuais traduzidas como diferentes características e necessidades pessoais, devem ser conhecidas e respeitadas para organização do ensino com vista á qualidade de sua aprendizagem.

           A inclusão é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, ou seja, ate mesmo do próprio portador de necessidade especial.

                            Em termos é necessário a elaboração de um plano baseado na resolução de  nº001 de 2010 do conselho estadual de educação do Pará, dispõe sobre a regulamentação das normas estaduais e nacionais aplicáveis a educação Básica no sistema estadual de ensino do Pará.resultando identificar os alunos de acordo com as diversidades ,objetivando subsidiar os educadores no processo de  inclusão, efetivando a pratica pedagógica,sem rotulações  dentro do contexto educacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o blog!