13 fevereiro 2012

Conhecendo o autismo.


         A criança autista apresenta determinadas limitações que podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem, dentro destes fatores, é possível evidenciar a educação especial como primeiro passo para inclusão garantindo não apenas acesso a sala de aula, mas, também a garantia da qualidade do ensino direcionado aos alunos autistas, visto que, para os profissionais pedagógicos, a inclusão de crianças autistas é um grande desafio, mais é possível.
         Apresenta comprometimento em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a socialização e a imaginação. È algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta sua evolução. Manifesta-se antes dos três anos de idade.
         A criança autista tem Dificuldades em compreender e usar a linguagem para comunicar-se, tanto da forma verbal quanto expressiva, ou seja,  tem dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. “Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal , ritmo, modulação na linguagem verbal.”( Mello,2004,p.20).
         Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intacta, outras parecem fechadas, distantes, presas a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.  A maioria das crianças não fala e, quando falam é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc. Muitas das crianças que apresentam linguagem verbal repetem simplesmente o que lhes foi dito. Este fenômeno é conhecido com ecolalia imediata. Outras crianças repetem frases ouvidas há horas, ou até mesmo dias antes (ecolalia tardia).
         Entretanto, diante das características apresentada, a criança autista quando estimulada durante o processo de ensino aprendizagem, que poderá desenvolver suas  potencialidades  levando em consideração: “A escolarização desses alunos e os níveis que irão alcançar dependerão de muitos fatores, como o grau de suas limitações intelectuais e adaptativas, certamente desempenha um papel relevante nas suas expeditivas de realização escolar. Os resultados educacionais dependem ainda de como o ambiente escolar favorece o acesso ao currículo de modo a ser desenvolvido pelo aluno(MEC,1997 )

Fonte: Trechos do Artigo de conclusão do curso de Neuropsicopedagogia.

Um comentário:

  1. Olá! Estou amando seu blog, passarei sempre por aqui para me manter informada!
    Estou cursando o 4° período de Serviço Social e estou adorando!!
    Ótimo blog! Ótimas reportagens!!
    Bjos

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