02 maio 2011

Bullyng: brincadeira não caracteriza violência
       A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais.
      O Bullyng é um ato desumano e agressivo podendo deixar marcas como sérios problemas psicológicos de depressão ocasionando a baixa-estima, isolamento e ate mesmo o desejo do suicídio.
       Ocorre durante a vida escolar da criança ou do adolescente ,quando este não é aceito como individuo ou em um grupo, podendo sofrer preconceito por vários motivos como a estatura, obesidade, religião, cor, classe social, opção sexual, problemas de aprendizagem. Gerando rotulações por parte de colegas através de apelidos.
         A vitima do Bullyng prefere na maioria dos casos o silêncio, assim como quem assiste a ação, visto que, são  ameaçados constantemente pelos agressores que praticam.
          O Bullying ocasiona sérios problemas psicológicos para quem sofre, a criança e o adolescente tende apresentar desinteresse pelas atividades escolares gerando a repetência e conseqüentemente a evasão escolar.
         Detectada umas das causas a que se delineia o fracasso escolar a vitima do Bullyng tende a sofrer com a baixa-estima e o isolamento, tendo como principal refugio é mundo virtual.
         Segundo MalDonato em seu livro a Face Oculta que conta a historia de Bullyng entre adolescentes em uma escola, afirma que o refugio no mundo virtual (internet) é um a forma de se esconder por trás da tela  adolescente que sofre preconceitos pela sua aparecia , tem como única “vida social” os amigos da rede, os jogos de avatas etc. criando o seu próprio mundo deixando de lado a importância da socialização do mundo real.
         Com base teórica adquirida e levando em consideração a contribuição da pratica do serviço social, pretendo esclarecer a sociedade sobre os prejuízo  acarretados pela pratica do bullying dentro da instituição de ensino na garantia de direito da criança e do adolescente como um ser social podendo ser integrado no contexto escolar de igual para igual com outros alunos sem que os mesmos passem por qualquer discriminação .
        Vale ressaltar, que é necessária o conjunto de ações para combater o bullying envolvendo  educadores, funcionários da escola ,alunos e familiares com o objetivos de conscientizar  e informar  o que é o bullying e os prejuízos  causados ; o fortalecimento de valores morais como respeito e tolerância .
Referencia: Maldonato, Maria Tereza- A Face Oculta: uma historia de bullying ecyberbullying, 1ºed.-são Paulo: Saraiva2009(coleção Jabuti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o blog!