28 maio 2011

Dicas Critérios para Avaliação diferenciada nas provas podem ser solicitados com a apresentação de laudo da Associação Brasileira de Dislexia - ABD.






       Pessoas com dificuldades na leitura e escrita, especificamente portadoras de dislexia, devem ser avaliadas de maneira diferenciada para não excluir seus verdadeiros potenciais.

Um indivíduo diagnosticado como disléxico poderáapresentar o laudo da equipe multidisciplinar junto com a Carteira de Identidade no ato da solicitação de avaliação diferenciada em ocasiões de provas.

Esta avaliação pode considerar que:
 a prova seja lida em voz alta, questão por questão, pelo fiscal da prova;
 seja cedido tempo adicional para a execução da prova.
 haja apoio na transcrição de gabaritos.
 permita-se o uso de calculadora.
 quando houver redação, que seja oral e transcrita para o papel pelo fiscal ou observador da prova.

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS DISLÉXICOS
Em geral, espera-se que o vestibulando demonstre por meio do texto escrito, não só que é capaz de mentalmente compor e organizar idéias, como também de registrá-las, respeitando regras gramaticais, sintaxe, com conteúdo e forma da melhor qualidade.

Considerando que a dislexia dificulta significativamente a automatização do código lingüístico, não se pode exigir, que a pessoa disléxica seja capaz de produzir textos escritos observando todos os critérios previstos na norma culta.

Fazê-lo, significa, na prática, exclusão. Contudo, a vida acadêmica em nível superior supõe, de maneira geral, inúmeras ocasiões de análise, síntese, relato, descrição e criação de textos escritos. Assim sendo, há que se valorizar e estimular o desenvolvimento de tais habilidades, levando em conta os seguintes critérios:

•  criatividade
•  originalidade
•  coerência em relação ao gênero proposto
•  conteúdo e forma da argumentação
•  coerência
•  comunicação
•  concisão



fonte:
http://www.dislexia.org.br/

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