30 julho 2011

CRAS – Institucional



O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. É um programa do Governo Federal em parceria com os municípios, responsável pela oferta de serviços e programas continuados de assistência e de promoção social. Oferece proteção social básica às famílias e aos indivíduos.

A atuação do CRAS se dá no âmbito das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio-familiar e comunitário. Dessa forma é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias – PAIF. Na proteção básica, o trabalho com famílias terá como objetivo superar o reconhecimento de um modelo único baseado na família nuclear.

Como  responsabilidades  à equipe do CRAS  deve prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, e articular com a rede de proteção social  local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social  na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência do CRAS, em conexão com outros territórios.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF

É dirigido ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social e é um serviço continuado de proteção social básica desenvolvido pelos Centros de Referência da Assistência (CRAS) ou “Casas de Famílias”. O CRAS presta atendimento sócio-assistencial e fazem encaminhamento às redes de proteção social em cada localidade. O PAIF é assumido e pactuado pelas diferentes esferas de governo.

Alguns  serviços  oferecidos no  CRASS


• Atendimento psicossocial às famílias;
• Inserção das famílias em benefícios, programas e projetos (Inclusive geração de renda);
• Elaboração de laudo, relatório e parecer psicossocial;
• Atividades sócio-educativas;

• Acompanhamento rotativo às famílias;
• Visitas domiciliares e institucionais;

• Suporte técnico aos programas social
• Palestras sócio-educativas (Saúde e Educação)

 Fonte: http://mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-especial-basica/cras-centro-de-referencias-de-assistencia-social/cras-institucional













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o blog!