01 agosto 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno



            Começa a partir de hoje, 1º de agosto a semana mundial de amamentação e para marcar a Semana Mundial de Amamentação, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançam uma campanha de incentivo ao aleitamento materno.

         Segundo o ministério da saúde, Os bebês que recebem leite materno exclusivamente estão mais protegidos contra doenças, principalmente diarréia e pneumonia. Crianças que não mamam no peito têm, por exemplo, 25 vezes mais chance de morrer por diarréia e 61 vezes mais chance de serem hospitalizadas por pneumonia. As amamentadas têm menor risco de desenvolver otite e alergias e, a longo prazo, estão mais protegidas contra doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo I.

Como surgiu a idéia da Semana Mundial de Amamentação? Segundo o Ministério da Saúde:
          A proposta surgiu de um encontro de organizações não-governamentais, em 1991, em Nova Iorque. A primeira campanha ocorreu em agosto de 1992, em mais de 150 países.
         Na noite de 14 de fevereiro de 1991, em um pequeno restaurante no centro de Nova Iorque, depois de um encontro de organizações não-governamentais, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), surgiu a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action, Waba). A proposta era formar uma rede guarda-chuva para abrigar organizações, indivíduos e até mesmo outras redes que apostam na amamentação e a defendem como direito das crianças e mulheres a ser respeitado por todas as sociedades.

Dicas para uma amamentação saudável

Faça uma alimentação balanceada.

Aumente a ingestão de líquidos. Ingerir de 4 a 6 litros de água por dia ajuda na produção de leite.

Não tome nenhuma medicação sem consultar o médico.

Os bebês não têm horário certo para mamar, principalmente nos primeiros meses. Nem todo choro é fome. Pode ser devido a frio ou calor,
algum desconforto, fraldas sujas ou necessidade de aconchego.

Não existe leite fraco. O leite que você produz é exatamente aquele de que seu filho precisa.


Fonte: http://www.lavoisier.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o blog!