31 março 2012

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Para melhor compreender a importância da educação em especial no processo de aprendizagem com crianças autistas é necessário esclarecer que o autismo é “um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há quase seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder.”( Mello,2004 p.11), que compromete três importantes domínios: a comunicação, a sociabilizarão e a imaginação.
            A criança autista apresenta determinadas limitações que podem dificultar o processo de ensino-aprendizagem, dentro destes fatores, é possível evidenciar a educação especial como primeiro passo para inclusão garantindo não apenas acesso  a sala de aula, mas, também a garantia da qualidade do ensino direcionado aos alunos autistas, visto que, para os profissionais pedagógicos, a inclusão de crianças autistas é um grande desafio, mais é possível.
            È relevante citar os principais documentos entre eles a Declaração da Salamanta produzida pela UNESCO em 1994 na Espanha  considerando a inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares, como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais e lei nº 9394/96 lei de diretrizes e bases da educação nacional, que afirma, no artigo 59 “ Os sistemas de ensino segurarão aos educando com necessidades especiais: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica, para  atender às suas necessidades;” que subsidiaram a formulação de políticas publica de educação especial, fortalecendo a inclusão como principal fator para o desenvolvimento de  programas alternativos e estratégias de intervenção, valorizando as necessidades especificas de aprendizagem do aluno autista.
            Conceituar o processo de aprendizagem como Pratica educacional da criança autista, apontar quais são as principais estratégia que visam valorizar as potencialidades, através dos seus  interesses e habilidades, considerando que o individuo com autismo entende o mundo e pode aprender dependendo como o processo de ensino aprendizagem poderá ser desenvolvido pelo educador em sala de aula.
            È importante fazer referencia ao papel do professor no contexto da educação especial para que o aluno autista possa está incluído no processo de aprendizagem.

 texto tirando do meu artigo de conclusão de curso de neuropsicopedagogia.

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