03 outubro 2011

A Semana Municipal do Idoso e ao Dia Mundial do Idoso


A Semana Municipal do Idoso e ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no dia 01 de Outubro.Deixa bem claro sobre a importância do Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno, promovendo  a qualidade de vida em busca da auto estima  e o respeito com a pessoa idosa.Neste processo vale ressalta  o papel da família  na forma de garantir direitos fundamentais  garantidos por lei .

Dentre eles destacamos alguns direitos  garantidos pelo Estatuto do Idoso, lei regulamentada pela  LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003.

Art. 2.º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

  A família, a sociedade e o Estado, têm o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;

• Os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;

• Poder público deve garantir ao idosos condições de vida apropriada;

• A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade;

•Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;

• Idoso deve ter liberdade e autonomia.

Fonte:http://portal.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o blog!