31 outubro 2011

um aluno surdo... respeito

De acordo com a Lei número 10436, de 24 de Abril de 2002, a LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação. Essa mesma Lei determina que o Sistema Educacional Brasileiro (nos curso de formação de Educação Especial, Magistério e Fonoaudiologia) deve incluir a LIBRAS em seus projetos político pedagógicos. Mas e você, professor, sabe como agir quando tem um aluno surdo na sua classe? O texto a seguir foi retirado de um artigo muito interessante de autoria de Andressa Vaniele, vale a pena ler.
Aceite o aluno surdo como os outros alunos
Não dê respostas prontas, ajude-o a raciocinar
Fale sempre de frente, nunca de costas ou de lado
Prepare o restante da sala para recebê-lo
Use a LIBRAS; se não for possível, use frases curtas, pronunciando bem, sem exageros
Utilize gestos convencionais para chamar a atenção
Utilize dramatizações, mímicas e materiais visuais como recursos para facilitar a compreensão
Cuide para que os vídeos utilizados sejam legendados
Repasse os resumos feito no quadro com LIBRAS
Inclua a família no processo da educação
Cumprimente o aluno surdo com LIBAS ou com um sorriso
É bom que todos (alunos, professores e funcionários) aprendam LIBRAS
Conte com a ajuda de intérpretes para que as aulas sejam em LIBRAS
A escola deve contar com a ajuda de uma equipe (pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos) e deve incluir estratégias de ensino para surdos em seu plano pedagógico
Avalie o aluno pelo conteúdo e não pela escrita
Acredite sempre no potencial do aluno
Com ações simples, pequenas modificações e o uso da LIBRAS, a relação entre professores, alunos e o aluno surdo transcorre de maneira bem natural. Agora é só colocar em prática!

Fonte:http://www.fonoque.com

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